FIQUE POR DENTROdas Notícias

As Stage Races e a importância da recuperação entre etapas

  • jun 24, 2020
  • Emerson Melo
As Stage Races e a importância da recuperação entre etapas

Muita roda já girou desde a minha primeira prova por estágios de Mountain Bike, ou Stage Race, ou como muitos se referem a estas aqui, as Ultra Maratonas de Mountain Bike.

A escolha por esse formato de prova demanda uma preparação diferente


De 2014 pra cá, direcionei meu treinamento junto aos meus parceiros e apoiadores para suportar as exigências de provas deste tipo. Algumas mais longas, outras mais curtas, umas mais planas outras com muitas escaladas. Cada região com suas características de relevo e clima. Estar bem condicionado é vital para suportar um dia após o outro, mas otimizar o seu tempo de recuperação entre as etapas, eu diria ser o diferencial.

________________________________________________________________________

Suporte Mecânico

Estas provas normalmente oferecem pacotes especiais com alguns serviços ou ainda permitem que terceiros ofereçam estes. Sempre que disponibilizado e viável, opto por adquirir serviço mecânico. Estas provas normalmente oferecem a lavagem da bike e entregam esta após realizado este serviço, no bike park. Porém, costuma ser uma limpeza bem superficial. Caso seja percebido algo em sua bike que precise ser ajustado, trocado ou consertado para o dia seguinte, é de sua responsabilidade indicar o que precisa ser feito e fazer a logística entre o serviço mecânico disponibilizado pela organização da prova (nem sempre gratuito), ou realizar vocês mesmo estas ações preventivas/corretivas. Isso demanda um tempo precioso do seu dia na prova, onde poderia estar se recuperando.

________________________________________________________________________

Acomodações e Hospedagem

Outro ponto que sempre é interessante adquirir, quando não está incluso na inscrição, é optar por acomodação em hotel. Por melhor que seja o acampamento (acomodação padrão em provas deste tipo), o conforto de poder contar com um quarto onde pode-se descansar com mais qualidade, ajuda demais.

Esses detalhes que lhe trazem comodidade e expandindo seu tempo, permitirão se alimentar com mais tranquilidade, descansar e poder se dedicar aos cuidados pessoais.

________________________________________________________________________

Descanso e Recuperação


Eu sempre levo comigo os produtos da Linha Sport Derme da Solifes. Além dos que possuem ação mais voltada para a regeneração muscular, como o Gel Cryo e o Creme Nano da Solifes, uso muito o Spray Pré-Aquecimento Thermo da Solifes, para ajudar a liberar a musculatura que estiver mais travada, assim como o Óleo de Massagem Veda da Solifes, para a massagem em si. Claro, o cuidado com a prevenção de assaduras é fundamental. Aí o Creme Antiatrito Chamois da Solifes, tem papel importantíssimo e não pode ser esquecido, inclusive no pós-prova, para ajudar na hidratação da região. São itens que possuem diversos tamanhos disponíveis, sendo fácil montar um kit prova para levar na viagem.

Confira a matéria do Atleta Gaúcho Fellipe Fossati sobre o Antiatrito Chamois da Solifes.

________________________________________________________________________

Prepare-se e curta bastante essas provas

Resumindo então, organize-se para que consiga adquirir alguns destes serviços pois liberam mais tempo para você otimizar a sua recuperação para o dia seguinte.

Compartilhem o Blog com a galera e bons treinos!

Texto: Francisco Rotta Müller
– Vice Campeão Scott MTB Marathon MA2 2019
– Swiss Epic Finisher, Open 2019
– 9º Lugar Festival Brasil Ride, Master 34-39 2019
– 1º Lugar etapas 1 e 2 Copa Soul RS, Master 34-39 2019
– 5º lugar Ultra Brou Serra da Canastra, Sub 40 2019
– 5º lugar Sul Bike Race – Canyon Camp, Open 2019
– 5º lugar Sul Bike Race – Desafio Cascatas e Montanhas, Elite PRÓ 2018
– Brasil Ride Finisher 2018
– 4º lugar Campeonato Brasileiro MTB XCM MA2 2018
– Cape-Epic Finisher 2018
– Vice Campeão Scott MTB Marathon MA2 2017
– Vice Campeão ThreeRace Bike Ultramarathon Elite 2017
– Campeão Brasileiro MTB Ultra Maratona MA2 2017
– Tri Campeão Desafio dos Rochas
– Campeão Gaúcho MA2 2016
– Vice Campeão BR WarmUp SC MA2 2016
– Brasil Ride Finisher 2015