FIQUE POR DENTROdas Notícias

Pré-treino: o que consumir?

  • ago 27, 2018
  • fellipe
Pré-treino: o que consumir?

Prover a energia necessária para o seu corpo é fundamental para uma boa performance durante o treino. A refeição pré-treino pode ser uma aliada ou comprometer o exercício, por isso é preciso considerar algumas questões e escolher adequadamente os alimentos que irão anteceder sua prática. Confira algumas dicas para não errar no pré-treino:

> Índice Glicêmico
O índice glicêmico é o fator que determina a velocidade de absorção dos carboidratos pelo organismo e pode ser alto, médio ou baixo. Quanto mais alto o IG, mais rápida é a elevação do nível de glicose no sangue, podendo gerar picos de insulina. Para atividades de até uma hora, alimentos de médio à alto IG liberam energia mais rápido e podem ajudar no treino. Para treinos mais longos, o ideal é escolher alimentos com baixo IG, que garantem energia por um período mais prolongado.
Alimentos de alto IG: arroz, derivados da farinha de trigo, açúcar refinado e etc.
Alimentos de médio IG: feijões, sucos, macarrão, e etc.
Alimentos de baixo IG: vegetais, grãos integrais, oleaginosas e etc.

> Hora certa
De acordo com os especialistas, não se deve treinar com mais de 2h30 em jejum, sendo 45 minutos e 1 hora antes do treino o período ideal. Confira algumas dicas dos melhores alimentos de acordo com o período que antecede o seu treino:
1 hora antes: você pode fazer uma refeição completa, com proteínas, gorduras e carboidratos.
30 min antes: prefira consumir apenas carboidratos de baixo índice glicêmico.
Pouco antes: opte por vitaminas ou frutas.

> Para evitar
Alguns alimentos específicos dificultam a digestão e atrapalham no desempenho durante o treino. Isso pode variar de acordo com a individualidade biológica de cada um, porém procure evitar refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar e refeições muito pesadas, com índice glicêmico muito alto ou quantidades exageradas de proteínas.